1 - Os Temas transversais, de forma bastante simples, contemplam os problemas da sociedade
brasileira, buscando em sua abordagem encontrar soluções e conscientizar os sujeitos acerca
dessa necessidade, por isso são trabalhados na escola e em outras instituições educacionais. Os temas transversais citados pelos PCNs (BRASIL, 1997; 1998) são: Ética, Meio
Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde, Orientação Sexual, como também Trabalho e Consumo.
Embora, seja possível identificar outros temas de interesse, de acordo com o contexto
específico de cada grupo social.Na Educação Física, por exemplo, vários autores (SOARES et al., 1992) mencionam
a necessidade e a importância de tratar os grandes problemas sociais nas aulas, tais como:
ecologia, papéis sexuais, saúde pública, relações sociais do trabalho, preconceitos sociais,
raciais, da deficiência, da velhice, distribuição de solo urbano, distribuição da renda, dívida
externa; e outros, relacionados ao jogo, esporte, ginástica e dança. A abordagem critico superadora trata desse sentido, abrange a compreensão das relações de interdependência que jogo, esporte, ginástica e dança, ou outros temas que venham compor um programa de Educação Física, têm com os grandes problemas sócio-políticos atuais como: ecologia, papéis sexuais, saúde publica, relações sociais do trabalho, preconceitos sociais, raciais, da deficiência, da velhice, distribuição do solo urbano, distribuição de renda e outros (COLETIVO DE AUTORES, 1992).
2 - Mais sobre um tema Transversal da abordagem critico superadora:
"A dança e a ginástica como práticas pedagógicas na Educação Física"
http://www.educabrasil.com.br/
http://www.efdeportes.com/
http://acervodigital.unesp.br/
http://www.espacoacademico.com.br/
Visitando o blog... Cumpriu orientação... (05/06)
ResponderExcluir