segunda-feira, 30 de maio de 2016

Quais os conteúdos trabalhados nos últimos 10 anos na educação física escolar brasileira? Como esses conteúdos influenciam na dinâmica do currículo vivido pelo professor?

A partir da LDB/96, o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil - RCNEI11 e os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN12-13 propõem uma reorganização para a educação física, no que se refere ao currículo, trazendo o movimento como um aspecto central. Como componente curricular da Educação Básica, a educação física começa a ser pensada de forma integrada, valorizando o corpo e a mente dos alunos. A educação física, dentre tantos objetivos a serem alcançados, deve buscar o desenvolvimento de todas as dimensões intelectuais, sensoriais, afetivas, gestuais. Do contrário estará ficando aquém de suas possibilidades, empobrecendo o ensinamento e, por conseguinte a aprendizagem, perdendo a oportunidade de promover, como afirma Medina15 "vidas mais cheias de vidas" (p.63). O aluno tem o direito de compreender o significado dos movimentos e das regras presentes na execução de cada atividade física, sendo este um dos motivos que torna importante o uso da teoria na prática. A educação física tem possibilidades de desenvolver capacidades importantes além das físico-motoras, como por exemplo, a consciência coletiva e o conviver em grupo. Os jogos são exemplos claros de reprodução na quadra e o que está por vir fora dela, no que se refere ao respeito e às formas de se relacionar. A educação física nas escolas não pode estar a serviço do esporte de rendimento, em busca de selecionar os melhores em detrimento dos menos habilidosos, provocando a exclusão. Não deve também se ater somente a projetos mantenedores da saúde física e mental dos alunos, embora isso possa ser uma consequência do trabalho desenvolvido. Enfim, a educação física deve se livrar de velhos dogmas e assumir o seu papel diante do ambiente escolar, protagonizando o processo educativo e não mais como coadjuvante. Tais conteúdos levam o professor a buscar mais conhecimento sobre sua área e a trabalhar teoria e prática em conjunto, sendo isto totalmente relevante, pois um auxilia o outro no processo de formação do aluno, fazendo com que o educador consiga colocar em prática um currículo elaborado a partir de concepções e modelos do contexto da atualidade em que vivemos, dentro de bases teóricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário