Quais os conteúdos trabalhados nos últimos 10 anos na educação física
escolar brasileira? Como esses conteúdos influenciam na dinâmica do currículo
vivido pelo professor?
A partir da LDB/96, o Referencial Curricular
Nacional para Educação Infantil - RCNEI11 e os Parâmetros Curriculares Nacionais
- PCN12-13 propõem uma
reorganização para a educação física, no que se refere ao currículo, trazendo o
movimento como um aspecto central. Como componente curricular da Educação
Básica, a educação física começa a ser pensada de forma integrada, valorizando
o corpo e a mente dos alunos. A educação física, dentre tantos objetivos a
serem alcançados, deve buscar o desenvolvimento de todas as dimensões
intelectuais, sensoriais, afetivas, gestuais. Do contrário estará ficando aquém
de suas possibilidades, empobrecendo o ensinamento e, por conseguinte a
aprendizagem, perdendo a oportunidade de promover, como afirma Medina15 "vidas mais cheias de vidas"
(p.63). O aluno tem o direito de compreender o
significado dos movimentos e das regras presentes na execução de cada atividade
física, sendo este um dos motivos que torna importante o uso da teoria na
prática. A educação física tem possibilidades de desenvolver capacidades
importantes além das físico-motoras, como por exemplo, a consciência coletiva e
o conviver em grupo. Os jogos são exemplos claros de reprodução na quadra e o
que está por vir fora dela, no que se refere ao respeito e às formas de se
relacionar. A educação física nas escolas não pode estar a serviço do esporte
de rendimento, em busca de selecionar os melhores em detrimento dos menos
habilidosos, provocando a exclusão. Não deve também se ater somente a projetos
mantenedores da saúde física e mental dos alunos, embora isso possa ser uma
consequência do trabalho desenvolvido. Enfim, a educação física deve se livrar
de velhos dogmas e assumir o seu papel diante do ambiente escolar,
protagonizando o processo educativo e não mais como coadjuvante. Tais conteúdos
levam o professor a buscar mais conhecimento sobre sua área e a trabalhar
teoria e prática em conjunto, sendo isto totalmente relevante, pois um auxilia
o outro no processo de formação do aluno, fazendo com que o educador consiga colocar
em prática um currículo elaborado a partir de concepções e modelos do contexto
da atualidade em que vivemos, dentro de bases teóricas.
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