sexta-feira, 3 de junho de 2016

#Vamos de Busca:
1 - Os Temas transversais, de forma bastante simples, contemplam os problemas da sociedade brasileira, buscando em sua abordagem encontrar soluções e conscientizar os sujeitos acerca dessa necessidade, por isso são trabalhados na escola e em outras instituições educacionais. Os temas transversais citados pelos PCNs (BRASIL, 1997; 1998) são: Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde, Orientação Sexual, como também Trabalho e Consumo. Embora, seja possível identificar outros temas de interesse, de acordo com o contexto específico de cada grupo social.Na Educação Física, por exemplo, vários autores (SOARES et al., 1992) mencionam a necessidade e a importância de tratar os grandes problemas sociais nas aulas, tais como: ecologia, papéis sexuais, saúde pública, relações sociais do trabalho, preconceitos sociais, raciais, da deficiência, da velhice, distribuição de solo urbano, distribuição da renda, dívida externa; e outros, relacionados ao jogo, esporte, ginástica e dança. A abordagem critico superadora trata desse sentido, abrange a compreensão das relações de interdependência que jogo, esporte, ginástica e dança, ou outros temas que venham compor um programa de Educação Física, têm com os grandes problemas sócio-políticos atuais como: ecologia, papéis sexuais, saúde publica, relações sociais do trabalho, preconceitos sociais, raciais, da deficiência, da velhice, distribuição do solo urbano, distribuição de renda e outros (COLETIVO DE AUTORES, 1992).

2 - Mais sobre um tema Transversal da abordagem critico superadora:
"A dança e a ginástica como práticas pedagógicas na Educação Física"
As danças e as ginásticas podem ser utilizadas como forma de reflexão sobre a cultura do movimento humano, contribuindo para a afirmação dos interesses das classes das camadas populares, na medida em que desenvolvem uma reflexão pedagógica sobre valores como solidariedade, cooperação, sentimento de equipe, liberdade de expressão, negando a dominação e submissão do homem pelo homem.  Essa possibilidade de trabalho através das práticas corporais possibilita aos alunos uma construção de consciência de classe e uma luta organizada pela transformação estrutural da sociedade pela hegemonia popular.

http://www.educabrasil.com.br/
http://www.efdeportes.com/
http://acervodigital.unesp.br/
http://www.espacoacademico.com.br/


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